sexta-feira, 27 de maio de 2011

Projeto de Lei :: Informática como Disciplina nas Escolas‏

Um deputado federal da PB, o sr. Efraim Filho, apresentou agora em março um requerimento de indicação ao Poder Executivo para que torne a informática disciplina obrigatória na parte diversificada dos currículos do ensino médio(http://www.camara.gov.br/sileg/integras/858692.pdf). Temos tentado desde então uma rodada de reuniões em uma esfera mais política por aqui para que consigamos avançar com a questão do ensino de computação nas escolas.

Ontem o deputado nos recebeu e está disposto a tentar nos ajudar a tocar nesse ponto no Legislativo. Ele sugeriu que começássemos tentando algo através do Plano Nacional de Educação para o decênio 2011-2020, que entrará em discussão na Câmara daqui há algumas semanas. Se os senhores fizerem uma leitura no documento (http://www.camara.gov.br/sileg/integras/831421.pdf) verão que ele pouco cita diretamente o uso de tecnologias na escola e o estabelecimento de metas para a inserção do licenciado em Computação.

Através do deputado Efraim na semana que vem será apresentada uma emenda à Comissão Especial de Educação e Cultura para o PNE em Brasília. Em uma das metas listadas no PNE precisamos citar a importância de ter esta disciplina obrigatória nos currículos e o licenciado nas escolas.

Então, venho pedir através deste email a ajuda dos colegas para que façamos o texto desta emenda. Teremos que ver em qual (os quais) meta(s) poderemos encontrar uma brecha para tocar neste assunto.

Sobre o PNE já há diversas emendas que foram cadastradas. É interessante que vejamos algumas delas para que possamos ver o formato em que deveremos escrever a nossa.

O prazo está curto - até terça-feira deverei entregar o texto a Efraim para que o mesmo passe pela revisão da redatora legislativa dele e ele consiga dar entrada na emenda.

Obrigada,

--
*Pasqueline Dantas Scaico*
*Coordenadora de Licenciatura em Computação*
Universidade Federal da Paraíba - Depto. de Ciências Exatas
http://www.dce.ufpb.br
Contato: 55 83 3291-1528

Nenhum comentário:

Postar um comentário